Odontologia

Oferecemos aos nossos clientes o tratamento periodontal para cães e gatos, vulgarmente chamado de “limpeza de tártaro”. O procedimento é realizado com ultrassom dentário e anestesia geral inalatória, no CENTRO CIRÚRGICO CARE4PETS, proporcionando qualidade e segurança.

Dentre as principais doenças que acometem a boca dos animais estão a doença periodontal, popularmente caracterizada pelo acúmulo de tártaro, fraturas dentais, tumores e neoplasias e, especificamente nos felinos, é bastante comum a lesão reabsortiva odontoclástica felina, anteriormente conhecida como cárie dos gatos.

Como prevenção da doença periodontal, recomenda-se a escovação diária, utilizando escovas e cremes dentais específicos para animais. Ração seca, ossinhos, bifinhos, biscoitos e brinquedos auxiliam na remoção da placa bacteriana, mas não substituem a escovação diária. A doença não se restringe apenas à boca e pode prejudicar aos rins, fígado e coração.

Alguns sintomas comuns a diversas doenças orais dos cães e gatos são o mau cheiro na boca, salivação intensa, presença de secreção ou muco acentuado, sangramento gengival, dor, desconforto, dificuldade em apreender, mastigar ou engolir alimentos e dente mole ou perda do dente. Sangramento nasal, espirros frequentes, aumentos de volume, causando deformação na boca ou nariz são sinais de que algo não está bem com o animal. Gatos que não se alimentam ou que não se lambem também podem indicar dor de dente.

Comments are closed.